Maio roxo: entenda como funciona o Lúpus

Maio roxo: entenda como funciona o Lúpus

O mês de maio é marcado pela conscientização sobre algo muito falado, mas que a maioria das pessoas ainda não sabe exatamente o que é: o Lúpus. A condição é crônica e atinge cerca de 100 mil pessoas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

É uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar de duas maneiras: como manchas na pele (subcutânea) ou atingindo órgãos (sistêmico).

São geradas diversas mudanças no corpo, sendo que os principais incluem manifestações do rim, caracterizado pelo inchaço nas pernas e diminuição na quantidade de urina, sinais de comprometimento renal.

O diagnóstico, muitas vezes, é demorado, graças aos sintomas da doença serem comuns à outras patologias mais leves, como cansaço, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite.

Seu surgimento pode acontecer por diversos motivos em conjunto, que vão muito além do controle do paciente, como alterações ambientais, fatores genéticos e a produção desregulada de anticorpos.

Como é uma doença que dura a vida inteira, o tratamento consiste em medicamentos para minimizar seus efeitos, que variam de acordo com cada caso, e alguns cuidados básicos como a utilização constante de protetor solar (para evitar manchas e danos à pele) e não abusar de cigarros ou álcool.

Se você está sentindo um ou mais dos sintomas acima e suspeita da doença,
agende uma consulta com um especialista da Ultrarticular e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.