Fascite Plantar – diagnostico e tratamento

Fascite Plantar – diagnostico e tratamento

Fascite Plantar é uma inflamação que acontece no tecido das solas dos pés, que liga o calcanhar aos dedos.

Isso ocorre devido ao esforço excessivo da região, causando dores, desconfortos e sensibilidade, dificultando que a pessoa realize qualquer tipo de atividade.

Causas

A Fáscia é um tecido fibroso que reveste os músculos de inúmeras partes do corpo, no caso da fáscia plantar, sua função é amortecer o impacto, enquanto há movimentos sobre uma superfície, quando há grande esforço, pressão e movimentos repetitivos muito intensos ocasiona o estresse do tecido e posteriormente a inflamação chamada de fascite plantar.

Alguns fatores podem causar esse problema como: treinos muito pesados em determinados tipos de exercícios e esportes como a corrida, alterações genéticas na forma dos pés, estar acima do peso, o uso de calcados inadequados, entre outros. O uso de antibióticos também pode ser uma causa, pois ele enfraquece os tendões, podendo causar rupturas.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser realizado através da ultrassonografia, por ser um procedimento bem estabelecido para avaliar processo inflamatório, a precisão do exame em detectar alterações anatômicas durante a avaliação dos sintomas do paciente, possibilita ao reumatologista o uso do ultrassom como uma extensão do exame físico.

Tratamento

Existem algumas formas para tratar e prevenir a fascite, entre elas temos: usar calçados adequados evitando o uso de chinelos e a sandálias tipo rasteirinhas, fazer uso de palmilha e fisioterapia com a realização de exercícios.

A infiltração guiada por ultrassom com corticóide é uma estratégia importante de tratamento para o alivio da dor e inflamação. O ultrassom auxilia na visualização do posicionamento correto da agulha em tempo real, sendo um procedimento seguro e eficaz.

Caso sinta algum tipo de dor ou desconforto nos pés, entre em contato com a Ultrarticular.

Utrarticular | Reumatologia: (11) 5093-9594