Artrite psoriásica

Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O que é?

A artrite psoriásica é uma doença inflamatória crônica que está relacionada com a psoríase, que se caracteriza pela presença de lesões avermelhadas e escamosas na pele e podem acometer qualquer região do corpo. A ocorrência da artrite pode iniciar antes, durante ou após a presença da lesão da pele.

A artrite geralmente acomete as articulações das mãos e pés, mas também pode ocorrer dor na coluna. Além das articulações os tendões, ligamentos podem ser comprometidos pelo processo inflamatório que pode levar à destruição da articulação. Atinge homens e mulheres na mesma proporção.

Sintomas

É comum que os pacientes apresentem manifestações como:

  • Artrite em articulações das mãos e pés;
  • Rigidez matinal nas articulações;
  • Anomalia das unhas, como a presença de espessamento até a destruição total. O acometimento da unha é importante para predizer a presença de artrite;
  • Dor nas costas;
  • A presença de entesite, que é caracterizada pela inflamação no local de inserção dos tendões nos ossos.

Diagnóstico

Para diagnosticar a artrite psoriásica é preciso examinar a  pele e as articulações. Alguns exames laboratoriais são importantes, como o fator reumatóide para excluir a presença da artrite reumatóide. Além disso, alguns exames de sangue podem ser solicitados para avaliar a presença de inflamação, como a proteína C reativa e a velocidade de hemossedimentação.  Os exames de imagem como a radiografia, ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser solicitados. A ultrassonografia mostrou ser um exame importante na avaliação das articulações, tendões, enteses e, recentemente, na investigação das lesões das unhas.

Tratamento

São receitados medicamentos para reduzir e controlar a inflamação, como anti-inflamatórios orais e realização de infiltrações nas articulações que estão mais prejudicadas, uma das formas eficazes para o tratamento.  O uso de medicamentos que evitem a destruição articular, como as drogas modificadoras das doenças sintéticas ou biológicas, faz parte do arsenal terapêutico.

Alguns procedimentos que podem complementar o tratamento:

  • Manter o peso ideal;
  • Dieta saudável;

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog