Artrose

Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O que é?

Atualmente conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença comum em pessoas acima de 50 anos. O principal comprometimento na articulação é o desgaste da cartilagem, que tem como função promover o deslizamento sem atrito entre duas extremidades ósseas durante um movimento. Quando está comprometida, essa ação gera dor e limitação funcional. Além disso, ocorre um processo inflamatório que contribui para o desgaste da articulação acometida.

Artrose das mãos

O que é?

É uma doença degenerativa que afeta a cartilagem das articulações dos dedos. Esse desgaste provoca a formação de protuberâncias ósseas, o que pode levar a deformidades das articulações e à perda de função.

Sintomas

Alguns pacientes acometidos pela artrose podem não apresentar sintoma, porém naqueles em que ocorre uma manifestação clínica a dor ao realizar os movimentos dos dedos é a principal queixa. Além da dor, pode ocorrer a presença de inchaço nas juntas dos dedos e a formação de nódulos.

Diagnóstico

É realizado pelo especialista. O reumatologista é capaz de pensar no diagnóstico da artrose  com a história clínica do paciente e o exame físico. Neste, o médico avalia existe a presença de nódulos articulares, deformidades e analisa os movimentos das mãos. Os exames de imagem, como a radiografia e o ultrassom, podem auxiliar no diagnóstico.

Tratamento

O tratamento consiste em administrar doses de anti-inflamatórios e analgésicos para cessar a dor. As infiltrações intra-articulares na articulação inflamada também podem reduzir a inflamação. Alguns medicamentos podem ser utilizados para retardar o desgaste da articulação e evitar as deformidades.

Sessões de fisioterapia são indicadas para diminuir o quadro da dor, assim como a realização de órteses (talas) para tentar retardar a progressão das deformidades.

Artrose no quadril

O que é?

Esse tipo de artrose é um desgaste da cartilagem da articulação do quadril, que provoca dores ao andar. É uma área comum para o surgimento da doença, pois sustenta boa parte do peso do corpo.

Sintomas

O principal sintoma da artrose do quadril é a dor que piora com movimentos como andar ou levantar de uma cadeira. A dor pode aparecer em diferentes locais ao redor do quadril, porém  a região da virilha é geralmente apontada como o ponto acometido. A limitação de alguns movimentos pode ocorrer com a progressão do desgaste da cartilagem na articulação.

Tratamento

Existem algumas formas de tratar a artrose no quadril:

  • Mudanças de hábitos: algumas mudanças podem trazer alívio para a dor, como evitar carregar peso e usar uma bengala apoiando do lado oposto ao das dores;
  • Remédios: para alívio da dor, o médico pode prescrever o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios. O uso de alguns medicamentos, denominados condroprotetores, podem ser indicados para tentar evitar o desgaste da cartilagem;
  • Infiltrações: as infiltrações na articulação podem ser realizadas com corticosteróides, que aliviam a dor ou com medicamentos que apresentem o ácido hialurônico, que é um dos componentes do liquido sinovial da articulação. A infiltração com este elemento é denominada viscossuplementação e pode ter duração entre seis meses e um ano, dependendo do peso molecular da substância infiltrada. A articulação do quadril é considerada profunda, assim o uso de técnicas de imagem, como o ultrassom, é fundamental para visualização do local exato para o medicamento durante a infiltração;
  • Fisioterapia: são feitos exercícios de fortalecimento da musculatura para o alívio da dor e melhorar a amplitude dos movimentos do quadril;
  • Cirurgia: é um recurso quando os outros procedimentos não surtem efeito e consiste na substituição da articulação afetada por uma prótese.

Artrose de joelhos

O que é?

A artrose, como já foi descrito acima, é uma doença inflamatória degenerativa que causa o desgaste de articulações, assim também comprometendo aquelas que suportam o peso, como o joelho. As mulheres com ou acima de 55 anos são mais propensas a desenvolver artrose no joelho do que os homens. As lesões por esforço repetitivo que ocorrem, principalmente, em atletas envolvidos em futebol, tênis ou corridas de longa distância aumentam o risco de apresentar a doença. Além disso, pacientes com artrite reumatoide ou outras doenças que causam uma inflamação crônica que resulta no desgaste da articulação têm maiores chances dedesenvolver artrose.

Sintomas

A dor do joelho, que piora com movimento como subir e descer escada ou mesmo ao caminhar, é a principal queixa. Além da dor, pode ocorrer inchaço ou o acúmulo de liquido na articulação, geralmente causado pela inflamação. A presença de barulho e crepitação também são sintomas típicos dos pacientes com artrose do joelho.

Diagnóstico

Para diagnosticar a artrose de joelho é necessário avaliar a história médica do paciente e exame físico realizado pelo especialista. A realização de radiografias simples é o método de imagem de escolha para identificar a doença.

O ultrassom é um exame sem irradiação que avalia a presença de inflamação e líquido na articulação, sendo um exame útil para a avaliação do processo inflamatório da artrose.

Tratamento

Para aliviar as dores é indicado o uso anti-inflamatórios e analgésicos. A infiltração na articulação com corticosteróide é uma outra forma importante de tratamento, em que o paciente pode apresentar o alívio da dor por até seis meses.

Outra modalidade de tratamento são os denominados condroprotetores, que têm como objetivo retardar a progressão da artrose.  A infiltração com ácido hialurônico, denominada de viscossuplementação, também é uma ferramenta terapêuti­ca que pode melhorar a dor entre 6 e 12 meses.

A reabilitação motora e prática de exercícios físicos são estratégias que, associadas ao tratamento medica­mentoso, corroboram com a melhora da mobilidade e qualidade de vida dos pacientes.

A realização de cirurgia com a colocação de prótese é também um tratamento indicado para pacientes que não apresentaram melhora com tratamento medicamentoso ou infitração.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog