Esclerodermia

Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O que é?

A esclerodermia é uma doença autoimune crônica inflamatória, que acomete a pele (pele dura), as articulações, provoca fibrose e perda de função de órgãos internos, como o esôfago, pulmão, coração e rins. Recebe o nome de esclerose sistêmica. A doença pode ter uma manifestação variável dependendo da atividade e gravidade. Apesar de poder ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, mulheres negras entre 30 e 50 anos, com antecedentes familiares de Esclerodermia ou outra doença autoimune, têm mais chance.

Sintomas

Um dos principais sintomas é a alteração de temperatura. As mãos e os pés ficam muito frios, os dedos inchados, pálidos e arroxeados por conta da contração dos vasos sanguíneos. De início, pode causar dor e rigidez nas articulações, aranhas vasculares e feridas nas pontas dos dedos. A formação de tecido fibroso e cicatricial no coração, vasos, esôfago, rins e pulmões pode provocar pertubações gástricas, respiratórias, cardiovasculares e hipertensão.

Diagnóstico

A esclerodermia é difícil de diagnosticar, pois seus sintomas são comuns a várias doenças. Para identificá-la, então, é preciso analisar a história do paciente, realizar avaliação clínica e exames de sangue e imagem para saber se órgãos internos foram afetados.

Tratamento

É uma doença que não tem cura, porém o tratamento é importante para controlar a inflamação, aliviar os sintomas e retardar a evolução da doença. Em alguns casos, medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides, penicilamina, corticosteroides e imunossupressores são indicados. Fisioterapia ajuda a fortalecer as articulações e aumentar a mobilidade.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog