Fibromialgia

Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O que é?

A fibromialgia é uma síndrome reumática que consiste dor crônica no corpo todo. Atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos que ficam sensíveis ao toque ou compressão da musculatura. Não existe uma causa estabelecida, mas pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção.

Sintomas

A dor generalizada (no corpo todo) é o principal sintoma. O paciente pode não conseguir identificar o local exato da dor, referindo como sendo “nos ossos” ou “nas carnes”. Junto à dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e a compressão de pontos nos corpos.

Diagnóstico

Os exames para diagnosticar a fibromialgia são totalmente clínicos, já que não existem métodos diretos para identificar a doença. O seu médico pode pedir exames para excluir doenças que se apresentam de forma semelhante à Fibromialgia ou ainda para detectar outros problemas que podem ocorrer junto e influenciar na sua evolução.

Tratamento

O tratamento de fibromialgia tem como objetivo controlar os sintomas com o uso de medicamentos

  • Analgésicos: utilizado para aliviar a dor no corpo todo;
  • Relaxantes musculares: para diminuir a rigidez dos músculos;
  • Antidepressivos e neuromoduladores: atuam aumentando a quantidade de neurotransmissores que diminuem a dor, sendo, por isso, eficaz no tratamento;
  • Indutores do sono: que auxiliam no tratamento de distúrbios do sono que são comuns nos casos da doença.

Existem recomendações médicas que devem ser seguidas para manter o quadro estável. São elas: evitar carregar preso; fugir de situações que aumentem o nível de estresse; eliminar qualquer coisa que possa perturbar seu sono, como luz e barulho; procurar posições confortáveis para ficar sentado por muito tempo; fazer exercícios regularmente; e procurar ajuda psicológica.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog