Gota

Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O que é?

Chamada também de artrite gotosa, trata-se de uma doença inflamatória que é causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações e em outros tecidos devido ao excesso da substância no sangue. Quase todas as pessoas com gota têm níveis aumentados de ácido úrico (hiperuricemia), porém isso pode não desencadear a doença. Acomete tipicamente homens entre 40 e 50 anos. Existe uma associação entre gota e obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas e a síndrome metabólica.

Sintomas

A queixa principal é a presença de dor, calor e inchaço, geralmente em uma articulação, com freqüência a maior do dedo grande do pé, podendo afetar também outras como as do joelho, tornozelo, punho e cotovelo.  A primeira crise de artrite pode desenvolver-se de uma maneira rápida durando, normalmente, uma semana e desaparecendo completamente.  Se não houver um controle dos níveis do ácido úrico sérico ou com a medicação, podem ocorrer episódios de crises mais freqüentes podendo desencadear uma artrite crônica com deformidades da articulação afetada.

Diagnóstico

O principal diagnóstico para gota é feito pela identificação de cristais de ácido úrico no líquido retirado da articulação, método que ajuda a descartar a possibilidade de ser outra doença.

Outra técnica utilizada é confirmar a presença de tofos, que são conglomerados de cristais de ácido úrico encontrados em tecidos nas superfícies de articulações como cotovelos, joelhos, mãos e pés.

Alguns exames laboratoriais são necessários para o diagnóstico, como o exame do ácido úrico no sangue e na urina de 24 horas, e a avaliação do colesterol e da glicemia.

O ultrassom tem a capacidade de diferenciar a artrite da gota de outras formas da doença e encontrar alguns indícios durante o exame que demonstram a presença de cristais no líquido sinovial.

Tratamento

Não existe cura definitiva para gota, apenas métodos que diminuem a dor e a inflamação das articulações afetadas e que corrigem a hiperucemia, a fim de prevenir outros episódios e evitar lesões.

Nas crises agudas de gota é indicado o uso de anti-inflamatórios, sendo a colchicina um dos mais indicados. A realização de infiltração nas articulações inflamadas com corticosteróides é uma forma eficaz de tratamento. O procedimento para reduzir o nível de ácido úrico do sangue é feito à base de medicamentos como alopurinol, que é o mais utilizado, e benzbromarona.

O paciente deve ter um programa de perda de peso, se estiver acima, e controlar a glicemia e o colesterol. O álcool em excesso, especialmente a cerveja e o vinho, podem aumentar seus níveis de ácido úrico e desencadear um episódio de gota, por isso devem ser comunicados ao médico.  Em geral, você pode comer o que quiser com moderação e, se necessário, realizar uma consulta com nutricionista.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog