Entenda como funciona a Fibromialgia

Entenda como funciona a Fibromialgia

As dores são a principal causa de afastamento do trabalho em todo o mundo, além de ser o principal sintoma que leva as pessoas a procurarem um médico. Pelo menos 5% desses pacientes que vão a um consultório sofrem com fibromialgia, especialmente nos casos femininos (que representam mais de 60% das vítimas da doença).

A síndrome é caracterizada por dores generalizadas, no corpo inteiro e com mais intensidade nas áreas de musculatura. Além disso, os outros sintomas físicos incluem cansaço, sensibilidade ao toque ou compressão da musculatura e sono não reparador, em conjunto com efeitos como alterações de memória, atenção ansiedade e descontrole do intestino.

Apesar de não existirem confirmações exatas sobre a causa dessa condição, pesquisas apontam que ela se apresenta em pessoas com uma sensibilidade maior à dor, com reações desreguladas de nosso cérebro aos estímulos. Também pode acontecer após momentos de grande trauma, que servem como um tipo de gatilho para o início do problema.

O tratamento para a fibromialgia não é imediato, mas algo que leva tempo e dedicação. O ideal é evitar a incapacidade física e minimizar as dores e outros sintomas, como ansiedade e depressão. Para isso, são combinados tratamentos físicos (como fisioterapia ou exercícios físicos aeróbicos) com medicamentosos (remédios para dores), sempre de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

Você sente dores constantes em todo o corpo há mais de 3 meses? Agende sua consulta na Clínica Ultrarticular, para ter o melhor tratamento em Reumatologia.