Lombalgia: o que causa dor na coluna?

Lombalgia: o que causa dor na coluna?

É a  causa mais frequente de procura por serviços médicos

Lombalgia pode ser definida como uma dor no final da coluna e que pode, ou não, irradiar para outras partes do corpo.

Pode ser causada por má postura, ou estar associada a doenças, como doenças degenerativas como a  artrose, infecciosas ou inflamatórias como a espondilite anquilosante. A lombalgia é um dos principais motivos de procura por serviços médicos.

Pode ser classificada de duas formas: aguda, quando a dor surgiu a menos de 4 semanas, causada por fatores como má postura, mas que melhora com o uso de medicamentos ou fisioterapia; e crônica, em que a dor nas costas é sentida há mais de 12 semanas, com causa não identificada e uso de remédios, fisioterapia e exercícios de forma regular.

Os sintomas são:

  • Dor no final da coluna, abaixo das últimas costelas e acima dos glúteos;
  • Contratura e tensão muscular na região;
  • Incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo, com necessidade de buscar outras posições para se manter sentado, dormir ou caminhar.

Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito com uma boa conversa com o paciente e um exame físico bem feito. O raio-X, a tomografia e a ressonância podem ser solicitados para confirmação.

A lombalgia pode ser tratada com a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides, analgésicos e relaxantes musculares, além de fisioterapia, alongamento e exercícios de fortalecimento para as costas.

Se você sofre com essa condição ou deseja mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Ultrarticular e agende uma consulta.