Conheça os sintomas e tratamentos da Espondilite anquilosante

Conheça os sintomas e tratamentos da Espondilite anquilosante

Doença costuma afetar mais homens do que mulheres

Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações do esqueleto axial, como a coluna e quadril e também outras articulações como os joelhos e ombros. Às vezes, a inflamação pode atingir outras partes do corpo, como os olhos.

É uma condição que faz com que o processo inflamatório persistente cause uma fusão das vértebras da coluna, tornando a menos flexível, podendo resultar numa postura curvada.

A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que há influência de um fator genético chamado HLA-B27. Cerca de 76% dos brasileiros que possuem a doença apresentam esse marcador. Nestes casos, a principal teoria é de que ela é desencadeada por infecção intestinal.

A doença costuma afetar mais homens do que mulheres e os sintomas podem surgir no início da fase adulta. Apesar de não haver cura, o tratamento permite diminuir a dor e aliviar os sintomas.

Os principais sintomas são:

  • Dor lombar que surge principalmente a noite ou pela manhã;
  • Dor na região glútea;
  • Dor em região de tornozelos e joelhos;
  • Rigidez matinal;

O diagnóstico é clínico, auxiliado por exames laboratoriais e de imagem que permitem analisar as mudanças nas articulações e ossos.

O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos e fisioterapia, para fortalecer os músculos e favorecer a mobilidade da coluna.

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Ultrarticular e agende uma consulta.