Tratamento biológico para artrite: você sabe o que é?

Tratamento biológico para artrite: você sabe o que é?

Em uma pessoa com artrite reumatoide, o sistema imunológico, que deveria combater infecções, ataca os tecidos das articulações, deixando-os inflamados. Existem diversas formas de tratar essa doença e uma delas é a terapia biológica, com medicamentos biológicos não sintéticos.

Os agentes imunobiológicos são produzidos através de biologia molecular, inibem o sistema imunológico, diminuem a inflamação e evitam danos às articulações. Esse novo tipo de tratamento possibilita controlar a doença nos casos mais resistentes aos tratamentos convencionais, como os corticosteróides e o metotrexato.

Alguns medicamentos são denominados antiTNF, por agirem no fator de necrose tumoral, importante mediador da inflamação, porém recentemente descobriu-se outros imunobiológicos que  atuam em diferentes mediadores da inflamação. Entre os medicamentos mais utilizados, citam-se:

  • Adalimumabe (ADA);
  • Certolizumabe (CERT);
  • Etanercepte (ETN);
  • Golimumabe (GOL);
  • Infliximabe (IFX).

O tratamento biológico pode ser aplicado por via subcutânea ou intravenosa, chamado de infusão. O procedimento deve ser feito em clínica ou centro especializado e não necessita de internação.

As infusões podem causar reações alérgicas, pois alguns medicamentos são anticorpos monoclonais, feitos a partir da fusão entre anticorpos humanos e outros fragmentos de moléculas. Normalmente, são leves e fáceis de controlar com antialérgicos simples.

As restrições quanto ao uso de agentes biológicos, bem como avaliação do paciente e exames prévios, devem ser realizadas pelo médico especializado.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Ultrarticular e agende sua consulta.

Tags: