Infiltração guiada por ultrassom

infiltração

Infiltração guiada por ultrassom

Infiltrações são uma importante estratégia no tratamento de dor e inflamação, com injeção de medicamentos de ação anti-inflamatória dentro da articulação. Além disso, evitam deformidades e possível incapacidade funcional que as doenças reumatológicas podem causar.

Quando guiadas por ultrassom, permitem uma melhor visualização da agulha e seu posicionamento correto durante o procedimento, oferecendo melhores resultados. O processo alivia a dor, aguda ou crônica, e diminui o processo inflamatório.

A infiltração pode ser feita em partes do corpo como quadril, joelhos, pés, cotovelos, mãos, punhos e ombros.

O aparelho de ultrassom é utilizado para que o médico encontre o local exato da lesão. Todo procedimento é realizado após anestesia local, para evitar dor e desconforto durante a aplicação.

A área pode ficar anestesiada temporariamente e pode passar em 1 a 6 horas, mas o paciente pode sentir desconforto na região até 48 horas após a infiltração.

Diversas medicações podem ser utilizadas nas aplicações, como corticosteróides, o mais usado, com alta potência anti-inflamatória, e o ácido hialurônico, mais recomendado em articulações com artrose, dando efeito analgésico e lubrificação da articulação, que tem duração de 6 meses a 1 ano.

Após o procedimento, o paciente precisa evitar fazer esforço físico e limitar atividades durante o período determinado pelo médico. Também é necessário manter o local da infiltração limpo e seco por, pelo menos, 3 horas.

Além disso, fazer compressas mornas por 15 minutos a cada 2 horas no local do procedimento pode ser benéfico. Analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar dor e inchaço somente prescritos pelo seu médico.

A Ultrarticular realiza infiltração guiada por ultrassom para trazer resultados mais positivos ao paciente. Entre em contato conosco e agende sua consulta.