Saiba mais sobre o Lúpus

Saiba mais sobre o Lúpus

Doença autoimune que afeta cerca de 65 mil pessoas no Brasil

Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca e destrói os próprios tecidos saudáveis do corpo por engano e o Lúpus é uma das doenças mais importantes.

Esses tipos de doenças não possuem causas conhecidas com precisão, porém, fatores como predisposição genética e uso de alguns medicamentos podem influenciar no surgimento delas.

O lúpus pode ser classificado de 2 formas:

1 – Cutâneo: Inflamação limitada à pele, identificada a partir de lesões cutâneas que surgem no rosto, nuca ou couro cabeludo. Pessoas com essa classe de lúpus podem evoluir para o lúpus sistêmico.

2 – Sistêmico: É o mais comum, podendo ser leve ou grave. O organismo sofre inflamações que atacam os órgãos, os comprometendo, assim como o sistema do corpo, não se limitando somente à pele.

O diagnóstico é feito através da avaliação dos sintomas e exames laboratoriais. O fator antinúcleo, conhecido como FAN, é quem permite o diagnóstico da doença, porém, somente quando a pessoa apresenta manifestações típicas da doença.

Os fatores de risco incluem o gênero, sendo mais comum em mulheres; a maior parte dos diagnósticos acontece entre os 15 e os 40 anos, sendo a média em torno dos 31 anos. O lúpus ocorre com mais frequência em pessoas afrodescendentes, hispânicas e asiáticas.

Como ainda não há cura para essa doença, o tratamento é feito para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do portador. Dentre as formas de cuidar desse problema, estão:

  • Uso de anti-inflamatórios não esteroides para artrite e pleurisia;
  • Protetor solar para lesões na pele;
  • Corticoide tópico para pequenas lesões cutâneas;
  • Medicamentos específicos, com baixa dosagem, para os sintomas de pele e artrite.

Sintomas que apresentem riscos de morte, devem ter acompanhamento regrado e tratamento mais agressivo com especialistas.

Entre em contato com a Ultrarticular para tirar toda e qualquer dúvida a respeito deste e de outros assuntos, agendando a sua consulta.

Sem Comentários

Faça um Comentário