Alerta da Chicungunha para as regiões de risco

Alerta da Chicungunha para as regiões de risco

O carnaval, além de ser em um período que o calor é maior, é uma época em que a aglomeração de pessoas aumenta em locais específicos. Esses fatores fazem com que o ambiente seja ainda mais propício para a proliferação de doenças como a chicungunha.

Essa doença é semelhante a dengue na questão sintomática, porém, é causada pelo vírus Chikv. Além disso, ela não é transmitida de pessoa para pessoa, seu contágio acontece através do mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus durante toda a sua vida, transmitindo a doença para pessoas que não possuem anticorpos contra ele.

Modo de transmissão

A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. As larvas provenientes dos ovos se transformam em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. Uma vez que o indivíduo é picado, demora, em média, de 2 a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum 5 a 6 dias.

Sintomas

Assim como a dengue, a chicungunha apresenta sintomas como febre, dor nas articulações, dor nas costas e na cabeça. Além disso, podem aparecer outras manifestações clinicas que incluem erupções cutâneas, fadiga, náuseas e vômitos. A dor nas articulações é um dos sintomas que podem perduram até depois do desaparecimento dos outros, tornando-se uma dor crônica e se transformando em uma doença reumatológica. Nesse caso, deve-se procurar um médico especialista no assunto para tratar de maneira correta.

Locais de maior incidência

Por ser uma patologia que se desenvolve com mais facilidade em temperaturas mais altas, existem regiões do Brasil que ela é mais incidente como no estado do Rio de Janeiro e nos estados do Nordeste. Para evitar que o mosquito se prolifere ainda mais, as medidas de prevenção começam em evitar água parada em recipientes como pneus, latas, garrafas e caixas d´água. Outra medida importante é colocar areia nos vasos de plantas para evitar que a água se acumule e fazer também o uso de repelentes.

Entre em contato com a Ultrarticular e agende a sua consulta.

Sem Comentários

Faça um Comentário