Vamos falar sobre inflamação nos vasos sanguíneos?

Vamos falar sobre inflamação nos vasos sanguíneos?

Entenda como essa doença pode afetar o funcionamento do organismo

Vasculite é um termo utilizado para denominar um grupo de doenças raras que têm em comum a inflamação dos vasos sanguíneos, incluindo artérias e veias. Essa patologia causa alterações nas paredes dos vasos sanguíneos como espessamento, enfraquecimento, estreitamento ou cicatrização. As modificações podem restringir o fluxo sanguíneo, resultando em danos aos órgãos e tecidos. Existem muitos tipos de vasculite, podendo variar em relação aos sintomas, gravidade e duração. A maioria dos tipos de vasculite é rara e as causas geralmente não são conhecidas. Além disso, ela é considerada uma doença autoimune, ou seja, o corpo é atacado por seu próprio sistema imunológico.

Porém, em alguns casos, a vasculite pode ser causada ​​por reações a medicamentos, infecções crônicas (a longo prazo), inclusive o vírus da hepatite C ou hepatite B.

Sintomas

Devido ao fato de a vasculite causar um fluxo sanguíneo ruim para os tecidos do corpo, como os pulmões, os nervos e a pele, ela tem uma ampla gama de sinais e sintomas, sendo eles:

  • Falta de ar e tosse;
  • Dormência ou fraqueza nas mãos ou pés;
  • Manchas vermelhas na pele, caroços ou feridas.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito através de exames como:

  • Biópsia – que consiste na remoção cirúrgica de um pequeno pedaço de tecido para análise;
  • Angiografia – um tipo de raio-X para procurar anormalidades nos vasos sanguíneos;
  • Exames de sangue.

Tratamento

Os glicocorticoides, também conhecidos como esteroides, são utilizados para o tratamento da maioria das formas de vasculite. Sua duração varia de acordo com a gravidade da doença.

Existem medicamentos desenvolvidos atualmente, para tratar outras doenças autoimunes e inflamatórias, que também podem ajudar na vasculite. Os pesquisadores descobriram que um desses medicamentos trata eficazmente casos graves da doença.

Se você possui algum sintoma ou deseja ter mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Ultrarticular e agende a sua consulta.

Sem Comentários

Faça um Comentário