Entenda a Doença de Behçet

Entenda a Doença de Behçet

Essa patologia pode se manifestar em várias partes do corpo

A doença de Behçet é um processo inflamatório de natureza autoimune que tem como característica lesões vasculíticas que se manifestam basicamente por meio de úlceras orais recorrentes, úlceras genitais, lesões cutâneas, artrite e uveíte, além de um estado de hipercoagulabilidade responsável pela formação de trombos venosos e arteriais.

As queixas geralmente se iniciam com aftas dolorosas, isso pode acontecer muitos anos antes do diagnóstico. Elas afetam qualquer parte da cavidade oral e variam em número e tamanho. As aftas geralmente duram mais de uma semana e geralmente não deixam cicatriz. Já as úlceras genitais são mais dolorosas que as aftas, porém, elas ocorrem em menor frequência em relação às aftas.

O diagnóstico da patologia é baseado nas manifestações apresentadas pelo paciente e analisadas pelo médico. Não há um exame de laboratório que determine o diagnóstico. Muitas vezes, é necessário mais de um especialista para analisar a doença, avaliar o local da inflamação e sua gravidade. Após o diagnóstico, o paciente segue com um médico reumatologista regularmente para avaliar se a doença de Behçet está ativa e qual o tipo de tratamento a ser prescrito.

O tratamento da doença de Behçet resulta das queixas e dos sintomas do paciente e dos órgãos afetados. As aftas podem ser tratadas com anestésicos e corticosteroides tópicos, além de antissépticos bucais. Outros medicamentos de efeito local também podem ser indicados pelo médico para aliviar os sintomas. Manifestações clínicas menos graves como dores articulares, lesões de pele e úlceras genitais podem ser tratadas com medicamentos como colchicina, pentoxifilina, penicilina, dapsona, talidomida, dentre outros. Já os medicamentos à base de imunossupressores como azatioprina, ciclofosfamida, ciclosporina e metotrexate são utilizados para manifestações graves como a inflamação do olho, sintomas neurológicos ou vasculares, no caso de veias ou artérias.

Se você possui algum desses sintomas, entre em contato com a Ultrarticular e agende a sua consulta.

Sem Comentários

Faça um Comentário