Entenda como acontece o Fenômeno de Raynaud

Entenda como acontece o Fenômeno de Raynaud

O fenômeno de Raynaud é um problema que se agrava em temperaturas frias. As manifestações clínicas são causadas pela vasoconstrição dos vasos fazendo com que haja a redução do fluxo sanguíneo e a diminuição da oxigenação nos vasos da pele. Devido a isso, ela fica fria, gerando uma área empalidecida bem demarcada ou uma cianose, arroxeamento da pele nos dedos das mãos e dos pés. Além disso, a pele pálida e fria pode acontecer também nas orelhas, nariz, face, joelhos e qualquer área exposta.

Na maioria das vezes, esse fenômeno se inicia após a exposição ao frio ou depois de uma situação de estresse intenso.  No primeiro momento, ele afeta um dedo e depois progride simetricamente para todos os dedos das mãos, causando uma sensação de formigamento ou amortecimento e, em alguns casos, há alterações de coloração dos dedos. Sentir dor não é comum, ela costuma acontecer apenas em estágios mais intensos e duradouros, quando a diminuição do fluxo sanguíneo para os dedos é prolongada. Os sintomas duram até que haja a normalização do fluxo sanguíneo para as extremidades. Em casos onde a doença atinge níveis que causam ulcerações digitais significa um estágio de gravidade do fenômeno de Raynaud que necessita de atenção médica rápida.

Diagnóstico

Essa doença é percebida por meio de um diagnóstico clínico caracterizado pela presença da sensibilidade aumentada no frio, associada a alterações de coloração da pele como palidez, cianose e vermelhidão, feito por um médico reumatologista.

Tratamento

Evitar temperaturas frias é o melhor método de prevenção da patologia. O aquecimento do corpo com o uso de roupas apropriadas, meias, luvas e chapéus deve ser feito sempre que houver a exposição a baixas temperaturas. Evitar traumatismos nos dedos das mãos ou pés também é importante. Em casos mais graves, é recomendado o uso de medicamentos específicos, principalmente naqueles em que há evidências de danos tissulares, como ulcerações digitais.

Se você possui estes sintomas, entre em contato com a Ultrarticular e agende a sua consulta.

 

Sem Comentários

Faça um Comentário