O que é a osteoartrite de joelho?

O que é a osteoartrite de joelho?

A osteoartrite ou artrose de joelho é uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem – tecido que reveste os ossos – e por alterações ósseas. O joelho é um dos mais afetados, principalmente por suportar o peso do corpo, o que leva a um maior desgaste da região. Também pode apresentar inflamação, mas não costuma ser muito intensa.

As artroses acometem mais pessoas acima de 50 anos. Há alguns fatores de risco associados, como obesidade, sedentarismo, esforço físico com cargas pesadas frequente e também práticas esportivas de alto rendimento. Há uma tendência a acontecer em pessoas de uma mesma família, mas não é uma doença genética.

A dor, geralmente descrita como bem forte, é o primeiro sintoma e costuma ser agravada por atividades que envolvem a sustentação de peso, como ficar em pé. Pode haver também estalos, deformidades, inchaço e dificuldade de locomoção.

O diagnóstico se baseia principalmente na conversa clínica com o reumatologista e, em alguns casos, pode ser necessário realizar exames de imagem complementares, como radiografia, o ultrassom e a ressonância magnética.

Como não existe cura para a doença, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, seja através de medicamentos ou pela mudança de hábitos, como a prática de atividades físicas sob orientação. Com o tratamento ideal, o paciente pode conviver normalmente com o problema.

Sem Comentários

Faça um Comentário