Frio e o fenômeno de Raynaud

Frio e o fenômeno de Raynaud

O fenômeno de Raynaud se caracteriza pela contração dos vasos, que causa redução do fluxo sanguíneo e diminuição da oxigenação nos vasos da pele. Na maioria das vezes, essa condição se inicia após a exposição ao frio ou depois de uma situação de estresse intenso.

Devido a isso, a pele dos dedos, das mãos e dos pés fica fria, empalidecida e arroxeada (cianose), causando sensação de formigamento ou amortecimento. Ela começa afetando um dedo, e também pode acontecer nas orelhas, nariz, face, joelhos e qualquer área exposta. Os sintomas duram até que haja a normalização do fluxo sanguíneo.

A dor só costuma aparecer em fases mais intensas e duradouras. Se chegar ao ponto de causar ulcerações digitais, é necessário buscar atendimento médico. O reumatologista fará o diagnóstico a partir da constatação dos sintomas e, em casos mais graves, poderá recomendar o uso de medicamentos específicos.

A melhor prevenção é evitar se expor a temperaturas extremas: durante dias frios, é essencial aquecer o corpo com roupas apropriadas. Evitar traumatismos nos dedos das mãos ou pés também é importante. Se você sofre frequentemente com os sintomas mencionados, procure um especialista.

#FenomenoDeRaynaud #DedosRoxos #Reumatologia #Reumato #Frio #Cianose #Diagnostico #Medicina #Saude #BemEstar

Sem Comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.