Você sabe o que é a Síndrome de Sjögren?

Você sabe o que é a Síndrome de Sjögren?

Nesta sexta-feira, 23 de julho, é o Dia Mundial da Síndrome de Sjögren (SS). Você já ouviu algo a respeito?

Ela é uma doença crônica e autoimune que provoca inflamação das glândulas produtoras de saliva e lágrimas. Ela pode afetar também, em alguns casos, as articulações da pele, pulmões, rins e o sistema nervoso.

Pacientes que apresentam artrite reumatoide e lúpus têm mais chances de desenvolver a doença, mas são as mulheres acima de 40 anos o grupo mais atingido.

Os principais sintomas são a boca e os olhos secos, uma sensação de areia nos olhos e dificuldade para mastigar e engolir alimentos sólidos. Os pacientes também podem apresentar cansaço, dores nas juntas e artrite.

Por serem sinais comuns a muitas outras doenças e também a certas condições climáticas, a Síndrome de Sjögren não é fácil de diagnosticar. O reumatologista deve levar em consideração a história do paciente, a avaliação clínica e os resultados de diversos exames, como testes oftalmológicos para os olhos e sialografia, cintilografia e ultrassom para as glândulas salivares.

Como a doença não tem cura, o tratamento terá como objetivo aliviar os sintomas e dar qualidade de vida ao paciente, através de colírios lubrificantes, salivas artificiais, e medicamentos que ajudam a reduzir a inflamação, como anti-inflamatório ou corticoides.

É imprescindível consultar um reumatologista para avaliar cada caso e recomendar o tratamento correto.

#sindromedesjogren #síndromedesjögren #sjogrenssyndrome #sjögrens #sjögrensfoundation #sjogrensawareness #reumatologia #reumatologista #Ultrarticular

Sem Comentários

Faça um Comentário