Ultrassom das mãos

O ultrassom, por ser um método acessível, não-invasivo, que não utiliza radiação ionizante nem causa reações, se tornou um meio de diagnóstico por imagem importante na avaliação da articulação e tendões da mão.

A visualização dos tendões durante o exame de ultrassom identifica a presença de inflamação (tendinites) ou lesões como as rupturas dos tendões da face dorsal ou volar dos dedos das mãos.

Outra alteração que pode ser identificada é a artrite ou sinovite, uma inflamação da membrana sinovial das articulações das mãos. Nesse caso, o utrassom é superior ao  exame físico na identificação da inflamação, e tem a capacidade de identificar vasos sanguíneos dentro do tecido inflamado o que representa um achado importante para o diagnóstico e acompanhamento das artrites crônicas, como a artrite reumatóide e artrite psoriásica.

A presença de dano ósseo, como as erosões e osteófitos, podem ser visualizadas no exame de ultrassom das mãos com vantagem em relação à radiografia.

Porém, para a realização do ultrassom das mãos e identificação dos achados citados é fundamental um aparelho de alta resolução e um profissional capacitado.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog