Ultrassom do joelho

O joelho é uma articulação freqüentemente acometida por dor ou processo inflamatório em decorrência de trauma, uso excessivo e inadequado da articulação em determinados esportes ou por algumas doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide, ou degenerativa, como a artrose.

O ultrassom do joelho tem a capacidade de identificar a inflamação, denominada sinovite, ou a presença de derrame articular que consiste no acúmulo de líquido nessa articulação.

A inflamação dos tendões, chamada de tendinite, também pode acometer o joelho. A ultrassonografia é um exame sensível e possibilita detectar alterações no tendão.

Quando há inflamação da ligação entre o tendão e o osso, chamada de entesite, o joelho fica dolorido e inchado. Nessa situação, o ultrassom é utilizado para confirmar esse achado e para auxiliar o diagnóstico de algumas situações como a espondilite anquilosante e artrite psoriásica.

No caso da bursite, que é a inflamação de uma das bolsas localizadas em torno do joelho, a ultrassonografia músculo-esquelética é utilizada para confirmar o diagnóstico dado pelo exame clínico.

Em decorrência de um processo degenerativo primário, como a artrose, ou secundário, devido à  prática excessiva de esporte, o joelho pode sofrer um dano na cartilagem articular. Pela ultrassonografia é possível identificar o local e a intensidade da lesão da cartilagem.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog