Ultrassom do punho

A ultrassonografia dos punhos possibilita avaliar os diversos tendões flexores e extensores que passam pelas faces volar e dorsal. A sensibilidade e o alcance do exame fazem com que seja possível notar se estão espessos ou com líquido inflamatório.

A inflamação dos tendões do punho, conhecida como “tendinite”, acontece pelo esforço repetitivo ou em decorrência de uma doença reumatológica como a artrite reumatóide e a artrite psoriásica. A ultrassonografia pode revelar o acúmulo de líquido em torno do tendão, o estado em que se encontra essa estrutura e eliminar dúvidas sobre outras possíveis doenças.

Outra alteração que pode ser identificada é a sinovite, uma inflamação da membrana sinovial que reveste a articulação.  Neste caso, a ultrassonografia é utilizada para análise mais precisa da inflamação do que o exame físico e para visualização da vascularização com o power Doppler. O encontro de vasos sangúineos é indicativo de artrites inflamatórias crônicas como a artrite reumatóide e artrite psoriásica.

A síndrome do túnel do carpo é a compressão de um dos principais nervos do punho, o mediano, e causa formigamento nas mãos. O ultrassom do punho é um exame complementar importante no reconhecimento dessa alteração de forma segura e indolor quando comparado a outros exames como a eletroneuromiografia.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog