Ultrassom na artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença que consiste numa inflamação articular crônica, com duração superior a três meses, que pode afetar várias articulações. Essa inflamação, denominada de sinovite, pode invadir os tendões, a cartilagem e o osso, e levar à destruição articular.  A realização de um diagnóstico e tratamento precoces é essencial para evitar o dano e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O ultrassom é um exame capaz de amplificar a imagem das articulações e detectar a presença de sinovite (artrite), erosão óssea e danos da cartilagem articular precocemente. Apresenta superioridade em relação ao exame físico para detectar inflamação em pequenas e grandes articulações.

Existem algumas vantagens na escolha do ultrassom em relação aos outros exames de imagem como a ausência de exposição à radiação, avaliação dinâmica das estruturas articulares e tendões e a possibilidade de ser repetido diversas vezes sem dano ao paciente.

A sinovite é visualizada pelo ultrassom como um aumento do espaço articular e  pela presença  de vasos na articulação. A detecção da vascularização é representada pela captação do sinal de power Doppler e  indica um processo inflamatório ativo que necessita de uma maior atenção para o acompanhamento e mudança de tratamento da doença.

Além da sinovite, o ultrassom identifica a presença erosões ósseas com superioridade em relação à radiografia convencional. Esse achado ósseo é provocado pela inflamação crônica e evidencia uma doença com maior potencial de dano articular.  Porém, essas alterações visualizadas pelo ultrassom para avaliação da doença dependem da tecnologia (aparelho) usada, e da prática – capacitação – do médico operador.

Assim, o ultrassom é considerado um exame complementar ao exame físico, indispensável para o diagnóstico, acompanhamento e mudança do tratamento do paciente reumatóide.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog