Ultrassom na espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que acomete a coluna vertebral, articulações sacroilíacas e periféricas como o quadril, ombro, joelho e tornozelo. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar a perda da mobilidade e outras complicações da doença.

O principal comprometimento inflamatório da doença ocorre nas enteses, que é o local de inserção do tendão no osso, e é denominada entesite.

O ultrassom é um exame apropriado para a identificação da entesite com a visualização do aumento da espessura do tendão ou da vascularização identificada pelo power Doppler.

É comum a presença de entesite no ombro, quadril, joelho e tornozelo em pacientes com espondilite anquilosante.  O exame de ultrassom, por ser acessível, rápido, sem irradiação e ter a vantagem de ser repetido diversas vezes no consultório, torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar o diagnóstico precoce e assim evitar a progressão da doença.

Sobre a Ultrarticular

A Ultrarticular tem um ambiente diferenciado e confortável para que o paciente receba um atendimento personalizado e humanizado. Aliando conhecimento e tecnologia como ultrassom de alta resolução os pacientes da Ultrarticular tem a garantia do melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento de suas doenças reumatológicas.

Assuntos relacionados

Siga nas Redes Sociais

Blog